O produtor de "Gran Turismo 5", Kazunori Yamauchi, confirmou que a modalidade B-Spec poderá ser jogada no computador com um navegador de internet a partir de 2011.
Segundo Yamauchi, tal recurso será disponibilizado com uma atualização do jogo "As corridas do modo B-Spec poderão ser monitoradas em um navegador comum de internet no início do próximo ano", disse o produtor em resposta a um jogador no microblog Twitter.
Ainda no Twitter, Yamauchi afirmou que a Polyphony está trabalhando para que as pistas criadas no Editor de circuitos possam ser compartilhadas entre os jogadores, mas ainda não sabe dizer uma data certa para que essa funcionalidade esteja disponível.
B-Spec leva RPG ao simulador de carros
Modalidade que estreou em "Gran Turismo 4", o B-Spec está de volta em "Gran Turismo 5". Com ela o computador vai para trás do volante e o jogador atua como chefe de equipe dando orientações aos pilotos controlados pela inteligência artificial que estiverem na pista.
De acordo com Yamauchi, eles podem ser iniciantes ou experientes, se sentir intimidados por outros pilotos ou mostrar audácia ao realizar manobras arriscadas. O usuário deve monitorar seu comportamento físico e mental durante as provas e tomar decisões importantes em questão de segundos.
Os comandos no B-Spec são simples e diretos, como "aumentar a velocidade nas retas", "fechar outros pilotos" e "diminuir a velocidade". Algumas destas ordens poderão ser ignoradas pelo piloto caso ele esteja muito nervoso. Há também uma barra para medir o comportamento do piloto no calor da prova, que pode aumentar conforme ele seja ultrapassado ou participe de alguma tensão na corrida.
O painel de instruções do B-Spec mostra diversas informações sobre a condição do piloto e da mecânica do carro, como desgaste de freios e pneus. Além disso, outros detalhes como tempo de volta e paradas nos boxes dos rivais também são mostradas. O jogador pode gerenciar uma equipe de até seis pilotos, sendo que quatro serão obrigatórios para competir na prova de 24 horas de Le Mans.