A Electronic Arts, uma das maiores empresas de games do mundo, não tem estande na Tokyo Game Show, feira de games que acontece no Japão a partir desta quinta-feira (16). Mas, esperta, aproveitou a presença da mídia internacional para promover um evento particular, o EA Tokyo Showcase, em que os principais jogos vieram de parcerias com profissionais de renome, como American McGee, Goichi Suda e Shinji Mikami.
Não por acaso eles foram os "headliners" da conferência. McGee, que fez carreira na Id Software e ganhou fama criando versões "distorcidas" de clássicos da literatura infantil, apresentou "Alice: Madness Returns", previsto para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 em 2011.
Alto e magro, não aparentando seus 37 anos, McGee dá continuidade ao game que deu uma nova visão a "Alice no País das Maravilhas", originalmente um livro de Lewis Caroll. Os elementos de ação, exploração, tiro e plataforma continuam, mas de uma maneira mais refinada. Pela demonstração vista depois da apresentação, os inimigos requerem mais estratégias para serem vencidos.
Mas a cereja do bolo ficou com Suda e Mikami. "Shadows of the Damned" não nega o estilo dos criadores de "Killer7" e "Resident Evil 4": parece um game com muita ação e um visual pouco convencional (Suda costuma dizer que há um espírito de punk rock em suas obras e fez questão de pronunciar o nome do game com uma voz cavernosa, já que é um título de terror). A essas duas feras, juntou-se a trilha sonora de Akira Yamaoka. que ganhou fama com a série "Silent Hill", da Konami.