A Sony lançou hoje (7) uma nova atualização de sistema para o PlayStation 3, o firmware de versão 3.42, que "inclui recursos de segurança adicionais".
Apesar de não confirmado pela empresa, a atualização visa bloquear os recentes destravamentos realizados por ciberpiratas, tal como o acessório PSJailbreak.
A companhia não fez um pronunciamento oficial sobre o destravamento do console, mas um representante disse que "como se trata de uma atualização de segurança, a empresa não fará maiores comentários".
A atualização é gratuita e obrigatória, quem não atualizar o sistema não poderá acessar a loja virtual PlayStation Store e usar os recursos online do console.
Entretanto, de acordo com relatos de ciberpiratas pela internet, é possível ignorar essa atualização e manter o PS3 desatualizado, e ainda assim se conectar à PlayStation Network através de ferramentas de proxy e IPs específicos.
Recentemente ciberpiratas divulgaram o PSGroove, um código capaz de reproduzir a mesma funcionalidade do PSJailbreak, sem a necessidade de pagar US$ 150 no controlador USB proprietário do acessório, mas utilizar alguns controladores mais baratos que custam cerca de US$ 25.