Enquanto lojas internacionais vendem o USB que "desbloqueia" o PlayStation 3 por cerca de US$140,00, um outro grupo anunciou uma solução Open Source - e virtualmente gratúita - para essa tecnologia, revelou o blog Digital Foundry.
O PSGroove é uma variação do PSJailbreak que pode ser baixada e rodada através de qualquer kit de desenvolvimento em USB - diferentes dos Pen Drives que se encontram em lojas comuns por conter microcontroladoras próprias.
Essa é a primeira diferença: enquanto o Jailbreak é vendido "completo", programa e USB, esse pode ser baixado e instalado em um aparelho já existente.
A segunda grande diferença é que ele, apesar de abrir os sistema de segurança do console, ele não o "engana", fazendo-o acreditar que os dados que estariam vindo do disco de Blu-ray - o jogo original - estejam rodando a partir do disco rígido do PS3 ou de um HD externo com um game instalado neles.
O que ele permite é algo parecido com o que é feito no Wii: a instalação de programas não certificados oficialmente pela Sony. Isso abre as possibilidades para o desenvolvimento de Homebrew e, se o exemplo do console da Nintendo valer, um meio para se chegar ao destravamento e execução de cópias baixadas dos jogos.
Como o PSGroove tem código aberto, qualquer pessoa, em tese, pode se aproveitar dele e abrir o caminho para os piratas.
Os criadores do hack também garantem que ele não depende de nada já existente no sistema da Sony - mais especificamente, o modo de diagnóstico do PlayStation 3. Essa, diziam as primeiras informações, era a grande porta de entrada para o trabalho dos programadores: o USB do PSJailbreak colocaria o console nesse movo "livre", possibilitando a execução de programas não licenciados.
O PSGroove já está disponível no site dos seus desenvolvedores e pode ser baixado gratuitamente. A Sony ainda não se pronunciou oficialmente com relação ao caso.