De acordo com o site japonês Gigazine, a Sony do Japão está tentando a aprovação de uma patente de um aparelho, que supostamente resolveria os problemas de compatibilidade do PS3 com o PS2.
Esse "adaptador" teria o seu próprio processador, codificador e emulador de DVD e processadores de som e gráficos. O aparelho seria ligado ao PS3 e permitiria jogar os games do console anterior. Vale lembrar que isso é apenas uma patente à espera de aprovação e até o momento a Sony não fez nenhum comentário oficial.
Uma das reclamações dos usuários que possuem o modelo mais atual do PlayStation 3 é a respeito da ausência da retrocompatibilidade do aparelho para rodar jogos de PlayStation 2.
Os primeiros modelos do PlayStation 3 tinham em seu interior chips do PlayStation 2, e assim, permitir a compatibilidade. Depois que essa solução se tornou cara, a Sony optou pelo método de emulação por software, mas sem a mesma eficácia. Por fim, nos modelos mais novos a retrocompatibilidade foi completamente abandonada.