"A versão mais rápida de todos os tempos do navegador que promete desbancar os gigantes da concorrência."Até a versão 10.5x, o navegador Opera vem comendo pelas beiradas, escapando pela tangente e aos poucos conquistando seu espaço, com recursos que os outros navegadores nem sonham em incorporar.
O nível de integração deste navegador é tanto que ele é pioneiro no compartilhamento de arquivos e interação entre os usuários. Em suma, o Opera é, no momento, o único “navegador social”, sem a necessidade de instalação de complementos.
Um exemplo é o Opera Unite, que procura outros usuários do navegador e permite o compartilhamento de arquivos, execução de streaming e hospedagem de páginas web direto do computador, utilizando o próprio browser.
O fantasma da Opera
As melhorias do Opera 10.60 Alpha em relação às versões anteriores são muitas. Elas incluem uma completa revitalização da interface do usuário, que ficou mais rápida, bonita e intuitiva. Diversos bugs foram corrigidos e o código-fonte foi totalmente revisado, assim como os resíduos de versões anteriores foram removidos.
Todas as modificações deixaram o navegador muito mais rápido, com um desempenho que — pasme! — está mais rápido que o navegador com melhor desempenho atualmente: o Google Chrome.
Apesar de a afirmação de que o navegador ganhou desempenho ser dos próprios desenvolvedores, diversos testes já foram realizados e publicados, comprovando que o Opera 10.60 será o melhor disponível quando sua versão final for lançada.
Nos testes do Peacekeeper — ferramenta online de medição de desempenho de navegadores —, o Opera 10.60 Alpha tem figurado em primeiro lugar em todas as comparações. Isso comprova o mote que os desenvolvedores têm usado: “o Opera 10.60 é a versão mais avançada de todos os tempos”.
Melhorias foram incorporadas ao código e diversas linhas da programação foram retiradas, garantindo assim o ganho de desempenho anunciado pelos desenvolvedores, em tarefas como a execução de JavaScript, DOM e CSS.
Discreto e exuberante
Quem já usa o Opera está acostumado com as diversas características que o diferenciam dos demais, como as visualizações das abas, o Opera Unite e diversos outros recursos exclusivos. Bem ou mal acostumados, os fãs do browser podem se preparar para grandes melhorias.
Uma das mudanças mais evidentes é a melhoria visual que o navegador recebeu. O menu principal não está mais escondido e recebeu o texto “Menu” para que os usuários entendam instantaneamente do que se trata.
O Speed Dial, que é amplamente personalizável, ganhou visualizações no formato widescreen, entrando definitivamente na era do formato retangular, deixando mais bonita a aparência da página do recurso. As pré-visualizações das abas, quando exibem recursos internos — como o Histórico —, tiveram suas imagens refeitas para que fique mais fácil identificá-las e ler seu conteúdo.
O Windows 7 inaugurou um recurso que não está presente em nenhuma versão anterior do sistema: a visualização de janelas na Barra de tarefas. Diversos programas já são compatíveis com a funcionalidade, mas, no Opera 10.60, ela vem desativada por padrão.
Isso foi feito por conta de diversos problemas relatados por usuários, que ficaram frustrados com a queda de desempenho causada pelo recurso. De qualquer forma, é possível reativar a função através das configurações do navegador.
O Alpha é Pop
Quando é lançada a versão alpha de aplicativos amplamente difundidos, é natural que muitas pessoas se adiantem e façam o download. Mas tenha em mente que qualquer versão anterior à final ainda pode estar cheia de problemas ainda em fase de resolução, além de recursos inacabados.
Por isso, saiba que o navegador pode ficar instável ou travar sem um motivo aparente. Portanto, o ideal é que você não dependa do Opera 10.60 Alpha se baixá-lo.
Gratuito
Tamanho: 13,03 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]