Plataformas: PS3, Xbox 360 e PSPAnálise: Dante's Inferno
A Divina Comédia de Dante Alighieri é um livro difícil de ser lido. O tom é pesado e não são todas as pessoas que conseguem lê-lo. Se a Visceral Games resolvesse fazer um jogo fiel ao poema, Dante’s Inferno seria um game completamente diferente do que chegou ao mercado – e provavelmente estaria fadado ao fracasso. Ainda bem que os criadores de Dead Space usaram outro ponto de vista para melhor adaptar a obra para os videogames.
A história começa com o protagonista, Dante, um cavaleiro templário que ficou muitos anos longe de casa e de sua esposa, Beatrice. Três anos de matança. Pessoas inocentes, crianças, idosos... nada passou ileso pela jornada sagrada.“Seus pecados serão absolvidos quando terminarem a jornada sagrada”, disse Saladin, o protetor da Terra Santa. Mas isso foi antes de Dante matar a Morte e roubar lhe a foice. Ao voltar pra casa, o cavaleiro encontra sua amada sem vida. É a partir desse instante que o mundo desaba aos seus pés. Acredite: nada disso está no poema original.
Deus da Morte?
O que mais inspirou os produtores de Dante’s Inferno talvez não tenha sido o livro, mas sim a saga grega de God of War. A Visceral Games (criadora de Dead Space) pegou empresado os controles, a violência, o sangue, a fúria... quase todos os elementos que estão presentes no jogo de Kratos foram transferidos pra cá. Incluindo aí a forma que os botões estão dispostos.
Dante usa a foice que roubou da morte para fazer a festa nos combos – que também lembram o jogo de inspiração – a ela lança os inimigos para o ar, fatia-os em pedacinhos bem pequenos e até se estica um pouco para aumentar o alcance dos golpes. O que realmente muda é que Dante pode punir ou perdoar todos os seres do inferno. Cada opção mostra uma forma que os inimigos morrem, castigando os monstros são eliminados com a foice (partindo em pedacinhos bem pequenos) e a absolvição os destrói com a cruz, enviando suas almas para o céu – de uma forma bem dolorosa também.
Dependendo de sua escolha, você ganha almas Sagradas (Holy) ou Profanas (Unholy) para melhorar seus ataques e combos. Com as almas Holy, Dante ganha habilidades com a cruz de Beatrice, fazendo com que os seus ataques com ela sejam muito mais eficientes. Já com as almas Unholy o poder vai para a foice, o que além de aumentar as opções de combinações que podem ser feitas, melhoram a eficiência e a crueldade do cavaleiro.
Seja punindo ou perdoando, existe um grande problema: após a escolha você terá que ficar apertando o botão (cículo, no PS3 ou B no 360) até conseguir destruir o seu inimigo. Isso quebra o ritmo de jogo e, em cenários cheios de monstros chega a irritar. Não seria mais fácil fazer o comando logo após escolhê-lo? Porque punir o jogador fazendo apertar o mesmo botão o jogo inteiro?
Pelo menos Dante pode encontrar relíquias no jogo que vão ajudá-lo na tarefa de cortar e fatiar os inimigos. Elas concedem poderes ao cavaleiro como recuperar MP, aumentar o poder de ataque, de defesa e coisas do tipo. Esses itens ficam escondidos nos cenários, porém não tão escondidos como algumas Phoneix Feathers de GoW.
Outra coisa que muda é que no lugar da mitologia grega, foram adicionados os seres infernais descritos no trecho Inferno do poema original – e que inspirou este jogo. Dante vai descendo para as profundezas do reino de Lúcifer e passando pelos locais descritos no livro (Aqueronte, Limbo, os círculos da Luxúria, Gula, Violência, Avareza, Ira, Heresia, Fraude e Traição) possuem seus próprios perigos. Alguns são monstros poderosos, em outros a escuridão não permite que você veja um palmo adiante de seu nariz. Esses locais são realmente assustadores e pode deixar muitas pessoas sem dormir por dias.
Nem todos os cenários possuem chefes. Mas as batalhas contra eles sempre tentam ser épicas colocando pecadores históricos – que não vamos revelar para não estragar a surpresa. O problema é que todas elas poderiam ser mais rápidas e dinâmicas. Geralmente você precisa escolher a relíquia certa para causar mais dano e antes de chegar no final da energia do adversário, vai rolar um quick time event, aquelas partes que você deve apertar os botões certos na hora certa - e que lembra novamente aquele jogo...
Te vejo no inferno
Corpos nus (masculinos e femininos), paredes vivas, monstros enormes... Tire as crianças da sala – o jogo não foi feito pra elas. O visual impacta tanto nas CGs quanto no nos gráficos em tempo real. Enquanto as animações são muito bem trabalhadas e mostram o desenrolar da história com perfeição, durante o jogo você verá torturas sendo executadas bem diante de seus olhos, sem piedade.
Alguns inimigos são muito desfigurados e nojentos. Parecem que realmente os produtores estiveram no inferno para ver tantas atrocidades. O que mais causa desconforto é ter que estraçalhar pequenos demônios que se parecem com bebês. Dá até um arrepio na espinha ao ouvi-los chorar. No início dá dó de bater neles, mas depois que eles começam a se juntar em cima de Dante, você começa a lutar pela própria vida e acaba com os desgraçadinhos.
Talvez o que possa incomodar é o tom do jogo ser sempre muito escuro e não variando muito na paleta de cores, que foca muito no vermelho, amarelo e marrom. O cenário que é mais diferente é o da Luxúria, que usa mais tons azuis. Depois dele você volta para as cores padrão.
O dia do Juízo
Não é o fato de o jogo ser uma cópia descarada de God of War, ficar apertando botões ou bater em criancinhas que reduziram a nota que você viu aí do lado. Dante’s Inferno é muito legal, mas é também muito curto. Se você jogá-lo seriamente por seis horas, terá feito TUDO o que ele oferece. E ele não oferece tantas coisas assim – é só jogar do início ao fim e nada mais nada para jogar (como o desafio dos Titãs, por exemplo).
Quem gosta de ver os bastidores dos jogos talvez deva escolher a versão de PlayStation 3 que tem documentários, trilha sonora, o livro digital (em inglês) e galerias de imagens. No X360 estes extras não estão presentes, mas a qualidade visual é a mesma que a do console da Sony.
No final das contas, Dante’s Inferno é uma nova franquia que tem muito ainda o que ser explorado. Quem sabe em alguns anos o Dante pode ser um rival à altura de Kratos, por enquanto ele ainda tem muito que crescer.
Imagens:
Visceral Games lança edição exclusiva de Dante's Inferno para PS3
A Visceral Games anunciou que além de dar o privilégio da demo de Dante’s Inferno chegar hoje na PSN e só dia 24 na Live, eles também vão lançar uma versão exclusiva para PlayStation 3 intitulada Dante’s Inferno Divine Edition.
Dante’s Inferno Divine Edition vai ser lançada no dia 9 de fevereiro com conteúdo extra e sem nenhum custo adicional. Todos os jogadores que já fizeram a pré compra do jogo nos Estados Unidos, vão receber a versão anunciada hoje.
A edição especial traz, além do jogo, extras com comentários dos produtores, um art book digital com os desenhos de Wayne Barlow – desenhista que ficou conhecido por trabalhar na série de quadrinhos Hellboy e trabalhou no jogo criando novos monstros – a trilha sonora e uma versão digital do capítulo “Inferno” da Divina Comédia de Dante Alighieri traduzida por Henry Longfellow.
“Estamos muito contentes em oferecer um conteúdo exclusivo para o PlayStation 3, disse Jonathan Knight, diretor executivo do jogo. “O PlayStation tem um excelente histórico quando o assunto é lançar grandes jogos de ação e aventura. Adicionar Dante’s Inferno a este rico catálogo é muito valoroso para a nossa equipe. E com a demo disponível na PlayStation Network, os jogadores podem ter uma prévia do que vai chegar no dia 9 de fevereiro.”
Dante’s Inferno vai ser lançado no dia 9 de fevereiro para Xbox 360 e PlayStation 3 com o mesmo preço para as duas plataformas, U$59,99 – mesmo com a edição de Xbox não tendo nenhum dos extras que a Divine Edition tem. No jogo você precisa enfrentar os nove círculos do inferno utilizando a foice da morte e outras armas, para resgatar a alma da sua amada.
Versão europeia de Dante's Inferno terá a roupa de Dead Space
A Visceral Games anunciou uma versão especial de Dante's Inferno para o mercado europeu, a "Death Edition". Nela, além do jogo, estarão inclusos vários extras, como o Making of, o documentário "Dante in History", a trilha sonora entre outros mimos.
Porém um dos itens que mais chama atenção é a possibilidade de usar a roupa de Isaac Clarc, o protagonista de outro título de sucesso da Visceral, Dead Space.
Diferente da "Divine Edition", que é exclusiva para o console da Sony nos EUA, a "Death Edition" estará disponível tanto para o PlayStation 3 quanto para o Xbox 360. Dante's Inferno chega no mercado europeu no dia 05 de fevereiro, quatro dias antes da versão americana. Veja como será o visual vendo na imagem logo abaixo:
Fonte:
GameTV