Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


A sabedoria da vida não está em fazer aquilo que se gosta, mas gostar daquilo que se faz. ''Leonardo da Vinci''.
 
InícioInício  NewsNews  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  GaleriaGaleria  
Se você está visitando, registre-se ou efetue o login.
Vote no TOP 30: Portal
Participe da comunidade no XFIRE
Games e PC's: Sua Busca, Nosso Destino !
Informática e Games em Geral.
Siga-nos no Twitter
Mantenha o Fórum Limpo ! No Flood !
Hardware, Softwares, Redes, Eletro e Entretenimento.

 

 Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Mod. D a r k ~ *
Membro Senior
Mod. D a r k ~ *


Masculino
Mensagens : 843
Pontos : 7720
Agradecimentos : 82
Data de inscrição : 15/03/2010
Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo Moz1310 Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo Php31210 Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo Bra10

Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo Empty
MensagemAssunto: Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo   Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo EmptySex 19 Mar 2010, 20:47

Manter dois sistemas operacionais na mesma máquina não tem segredo. Com poucos passos é possível aproveitar tudo que o Windows e o Ubuntu têm a oferecer.

Ao contrário do que muitos pensam, o Linux na verdade é o núcleo de um sistema operacional. Ele é utilizado para o desenvolvimento de diversas distribuições da família de SOs gratuitos e com código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode colaborar ou desenvolver um novo sistema.


Inicialmente, o Linux encontrou barreiras para entrar no mercado, principalmente pelo domínio completo da Microsoft nesse ramo. Na década de 90, período em que o núcleo foi criado, pode-se resumir que apenas os programadores ousavam utilizá-lo.


Aos poucos esse contexto foi mudando, os desenvolvedores começaram a se preocupar com a usabilidade e interface dos sistemas e procuraram adaptá-los ao usuário comum. Atualmente as distribuições do Linux têm ganhado cada vez mais adeptos.


Aproveite as funcionalidade de um SO gratuitoO Ubuntu é considerado a distribuição mais difundida do Linux.  Sua velocidade, segurança, facilidade de uso e flexibilidade são apontados como os diferencias desse SO. Já pensou em trabalhar com um sistema operacional que não cobre por seus serviços ou atualizações? Essa distribuição é uma excelente alternativa.


Por outro lado, não quer perder as funcionalidades do seu Windows? Não se preocupe, o Portal Baixaki ensina você a manter ambos os sistemas no mesmo computador. Agora é possível usufruir o melhor de cada SO sem gastar nada a mais.


Lembre-se de fazer backup dos seus arquivos antes de começar qualquer procedimento, assim caso encontre algum problema poderá recuperar a configuração do Windows. Fica a dica do software Cobian Backup para essa tarefa.


Pré-requisitos


A listagem seguinte traz tudo que é necessário para realizar o procedimento de particionamento e instalação:


- Virtual CloneDrive: programa que emula drives de CD e DVD e possibilita rodar arquivos de imagens sem ter que instalá-los;


- Ubuntu Karmic Koala 9.10 : imagem da última versão da distribuição Linux;


- Ashampoo Burning Studio: software gratuito para gravação de mídias óticas como CDs e DVDs;


- CD virgem.


PARA INICIANTES


Se você não está habituado a lidar com a manutenção de computadores ou nunca instalou um sistema operacional não precisa se desesperar esperando um longo e complexo processo. A equipe do Baixaki vai facilitar sua vida.


Faça você mesmo


Primeiramente deve-se instalar o Virtual CloneDrive. Feito isso você está pronto para por a mão na massa:


- Clique com o botão direito do mouse no ícone do emulador próximo ao relógio. No menu que é apresentado posicione o cursor em “Drive” e em seguida clique em “Mount”.


- Na janela do Windows Explorer exibida, encontre o arquivo ISO baixado e clique em “Abrir”.


- Ao ser executado, o arquivo exibe o aplicativo de instalação. Escolha a opção “Instalar dentro do Windows”.


Instale o sistema gratuito diretamente no Windows


- Na tela de configuração apresentada, defina em que parte do disco o SO deve ser instalado, bem como quanto de espaço no HD ficará disponível para ele. Preencha o formulário de usuário com seu nome e crie uma senha. ATENÇÃO: não esqueça essa senha (para evitar transtornos anote em algum lugar, ela é usada no login do Ubuntu). Caso não tenha noção nenhuma do que configurar, deixe tudo definido por padrão. Para dar início à instalação clique em “Instalar”.


Configure sua distribuição do Linux


- É preciso aguardar alguns minutos enquanto o Ubuntu realiza suas configurações automáticas. Ao término do processo reinicie o computador. Durante o boot da máquina (aquelas telas pretas) é disponibilizado duas opções de inicialização de sistema. Escolha a opção “Ubuntu”.


- O Linux automaticamente realiza o processo de verificação e término da instalação. Aguarde que esse procedimento seja concluído e o PC reiniciado, novamente. Agora sua versão do Ubuntu está pronta para uso, basta selecionar “Ubuntu” durante o boot da máquina.


Desktop da distribuição do Linux


Diga a verdade, você não achou que seria tão fácil, não é mesmo? Deixe registrada sua experiência nos comentários.


O MODO AVANÇADO


Para aqueles que possuem experiência em manipular as partições do disco rígido, a instalação “avançada” proporciona maior desempenho para a máquina. Para começo de conversa é importante saber como funciona o particionamento padrão da distribuição do Linux.


O sistema operacional cria dois espaços de armazenamento, a raiz e a área de swap - também chamada de “espaço de troca”. A primeira guarda os arquivos de funcionamento do sistema e os documentos criados pelo usuário. Por sua vez, a swap realiza a função de uma memória virtual, ou seja, é um espaço para armazenamento temporário de arquivos, aliviando a sobrecarga da memória RAM.


A ideia aqui é apresentar uma divisão de espaço no HD para que o Linux habilite uma memória virtual e divida os arquivos do SO e do usuário. Dessa forma, na teoria, mais programas conseguem ser abertos simultaneamente e os documentos são acessados com maior facilidade.


Isso é possível com o particionamento do disco em três partes. Uma reservada para os arquivos do SO (seção raiz), outra para funcionar como reservatório de documentos do usuário e a terceira para o espaço de troca.


Faça você mesmo


A primeira etapa nesse processo é gravar um CD, através do aplicativo Ashampoo, com o arquivo ISO baixado. Com a gravação em mãos pode-se dar inicio ao procedimento:


- Realize o boot da máquina pelo CD gravado e escolha a opção "Instalar o Ubuntu".


Realize o boot pelo CD


- Siga com as primeiras etapas de instalação, entre elas definição de idioma e fuso horário, até chegar à fase de particionamento.


- Na janela “Preparar espaço em disco” selecione a opção “Especificar particionamento manual” e clique em “Avançar”.


Escolha a opção indicada na imagem


- Em seguida uma nova tela é exibida, onde você deve selecionar o item referente ao espaço ocupado pelo Windows (deve ser a maior parte) e clicar em “Alterar”.


Selecione a partição do Windows


- Feito isso um menu é aberto, nele reduza o espaço utilizado pelo Windows. Libere a quantia que queira separar para a instalação do Ubuntu e clique em “OK”. Uma mensagem de alerta é exibia, clique em “Continuar”. Em nossos testes optamos por direcionar 40 GB para o novo SO.


Libere espaço em disco


- Perceba que agora, na janela “Preparar partições”, existe a linha explicitando a existência de espaço livre no disco rígido. Selecione-a e clique em “Adicionar”.


Agora existe espaço livre no HD


- Criaremos então a partição para swap. O espaço destinado a ele deve ser o mesmo tamanho da memória RAM física da máquina (no caso do teste realizado foram 2 GB), o tipo da partição é “Lógica” e no campo de uso selecione “Área de troca (swap)”. Siga em frente clicando em “OK”.


Criando a área de swap


- Posteriormente, a janela “Preparar partições” volta a ser apresentada, repita o 6º passo. Desta vez deve-se criar a partição raiz do sistema. Na janela “Criar partição” defina o tamanho designado para essa função, para o contexto deste teste indica-se 8 GB, selecione os itens “Primária” e “Início”, defina-o como “Sistema de arquivos com journaling ext4” e o ponto de montagem deve ser /. Clique em “OK” para prosseguir.


Como criar a partição raiz


- Finalmente se constrói o espaço para os documentos do usuário. Novamente, refaça o 6º passo. Então selecione o tipo “Lógica” para essa partição, deixe o restante do espaço livre indicado (na avaliação do Baixaki restaram 30 GB), escolha a opção “Início” para sua localização, defina o uso como “Sistema de arquivos journaling ext4” e aponte o ponto de montagem como /home. Logo após realizar essa configuração clique em “OK”.


Finalmente separe espaço para seus documentos


10º - O particionamento está concluído. Continue as etapas finais de instalação até que se esgotem.


Finalizado todo o processo, é hora de aproveitar as funcionalidades tanto do Windows como do Ubuntu. Conhece outras formas de particionar o HD para manter dois SOs? Tem alguma dica interessante sobre o assunto? Use os comentários para compartilhar seu conhecimento.


Fonte: Baixaki
Ir para o topo Ir para baixo
DeathMatch
Membro Senior
DeathMatch


Masculino
Game Favorito : Grand Chase
Consoles : PS2, MegaDrive e Master System
Sistema Operacional : Windows 7
Mensagens : 703
Pontos : 7469
Agradecimentos : 72
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 29
Localização : Brasil
Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo Gog10 Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo Php21110 Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo Bra10

Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo   Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo EmptySex 19 Mar 2010, 22:06

Bom tópico.

Instalar 2 ou mais SO no PC tem la suas vantagens.Mas tambem tem desvantagens como dividir o HD(Se nao estou enganado)

Ganhou um POSITIVO
Ir para o topo Ir para baixo
http://speedowns.forum.st
 
Dicas do Windows: como instalar o Ubuntu em paralelo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas do Windows 7: como incluir uma mensagem de texto durante a inicialização do Windows
» Dicas do Windows 7: como fazer o Windows reconhecer a impressora padrão de cada rede
» Como instalar o Windows 7 direto de um pendrive
» Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicialização
» Dicas do Windows 7: como rodar softwares antigos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Software :: Sistemas Operacionais.-
Ir para:  
Criar fórum grátis | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis