doomwill Staff - Administrador
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| Assunto: Como diagnosticar e testar as conexões de rede TCP/IP Dom 27 Nov 2011, 15:46 | |
| A configuração do computador
Quando você quiser solucionar um problema de rede TCP/IP, verifique primeiro a configuração de TCP/IP do computador que está apresentando o problema.
Para exibir a configuração TCP/IP, usando a ferramenta Ipconfig.exe
Clique em Iniciar, em Executar, digite cmd e pressione ENTER. No prompt de comando, digite ipconfig e pressione ENTER. O comando exibe o sufixo DNS, o endereço IP, a máscara de sub-rede e o gateway padrão do computador. Se precisar de informações adicionais e quiser exibir um relatório detalhado da configuração, digite ipconfig /all no prompt de comando e pressione ENTER. Confirme se o computador tem as configurações correspondentes a servidores DNS e WINS, um endereço IP disponível, a máscara de sub-rede adequada, o gateway padrão correto e o nome de host correto.
Para exibir informações sobre a conexão, usando a ferramenta Nbtstat.exe O NetBIOS sobre o TCP/IP (NetBT) resolve nomes NetBIOS para endereços IP. O TCP/IP oferece muitas opções para resolução de nomes NetBIOS, inclusive pesquisa de cache local, consulta do servidor WINS, difusão, consulta de servidor DNS e pesquisa de LMHOSTS e HOSTS.
O Nbtstat.exe é uma ferramenta útil na solução de problemas de resolução de nomes NetBIOS. É possível usar o comando nbtstat.exe para remover ou corrigir entradas pré-carregadas. Para usar o comando nbtstat.exe:
Para listar a tabela NetBIOS do computador local, digite nbtstat -n no prompt de comando e pressione ENTER. Esse comando exibe os nomes que foram registrados localmente no computador por programas como o servidor e o redirecionador. Para listar o conteúdo do cache de nomes NetBIOS, digite nbtstat -c no prompt de comando e pressione ENTER. O comando mostra o cache de nomes NetBIOS, que contém mapeamentos de nomes para endereços de outros computadores. Para limpar o cache de nomes e recarregá-lo a partir do arquivo LMHOSTS, digite nbtstat -R no prompt de comando e pressione ENTER. Para executar um comando de status de adaptador NetBIOS em relação ao computador que você especifica por nome, digite nbtstat -a nome NetBIOS do computador no prompt de comando e pressione ENTER. O comando de status do adaptador retorna a tabela de nomes NetBIOS local desse computador e o endereço MAC do adaptador de rede. Para exibir uma lista de conexões de cliente e servidor, digite nbtstat -s no prompt de comando e pressione ENTER. O comando relaciona as sessões NetBIOS atuais e seus status, inclusive estatísticas, conforme mostrado no exemplo a seguir:
Tabela de conexões NetBIOS
Nome local Estado Ent/Saí Host remoto Entrada Saída ------------------------------------------------------------------ DAVEMAC1 <00> Conectado Saí CNSSUP1<20> 6MB 5MB DAVEMAC1 <00> Conectado Saí CNSPRINT<20> 108KB 116KB DAVEMAC1 <00> Conectado Saí CNSSRC1<20> 299KB 19KB DAVEMAC1 <00> Conectado Saí STH2NT<20> 324KB 19KB DAVEMAC1 <03> Ouvindo
Voltar para o início Testando conexões com servidores remotos Se você não conseguir entrar em contato com um servidor remoto, há duas ferramentas comuns que podem ser usadas. Use o comando ping para verificar se um computador host consegue se conectar à rede TCP/IP e aos recursos da rede. Use o comando tracert para examinar a rota tomada até um destino.
Para testar conexões, usando Ping.exe É possível usar o comando ping como ferramenta de solução de problemas para testar seqüencialmente a conectividade para diversos recursos de rede. Para executar o ping diretamente em um host de rede.
Clique em Iniciar, em Executar, digite cmd e pressione ENTER. Digite ping endereço IP do host de rede remoto (por exemplo, ping 192.168.1.104) ou ping nome do host (por exemplo, ping [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e pressione ENTER. Procure uma resposta parecida com a seguinte: Reply from 192.168.1.104: bytes=32 time=40ms TTL=61 Se essa mensagem for exibida, o servidor estará disponível na rede. Se você não puder entrar em contato com o recurso, pode solucionar o problema de conexão usando o comando ping para testar a conectividade para diversos recursos de rede: Execute o ping no endereço de auto-retorno (usando o comando ping 127.0.0.1) para verificar se o TCP/IP está instalado e funcionando corretamente no computador local. Execute o ping no endereço IP do computador local para verificar se ele foi corretamente adicionado à rede. Execute o ping no endereço IP do gateway padrão para verificar se ele está funcionando e se é possível conectar-se a um host local na rede local. Você pode obter o endereço IP do gateway padrão local usando o comando ipconfig. Execute o ping no endereço IP de outro host remoto para verificar se você pode comunicar-se através de um roteador.
Para testar conexões, usando Tracert.exe O Tracert.exe é um utilitário de rastreamento de rota que você pode usar para determinar o caminho da rede até um destino. Para determinar o caminho que um pacote assume na rede e onde esse caminho pode estar terminando:
Clique em Iniciar, em Executar, digite cmd e pressione ENTER. No prompt de comando, digite tracert endereço IP do host da rede remoto e pressione ENTER. Examine os resultados para determinar o tempo necessário para o pacote alcançar cada segmento da rede e o ponto no qual a conexão pode parar de funcionar.
Para testar conexões, usando o comando NET VIEW
Clique em Iniciar, em Executar, digite cmd e pressione ENTER. No prompt de comando, digite net view \\nome do computador e pressione ENTER. É gerada uma lista de compartilhamentos de arquivo e impressão de um computador que está executando o Windows 2000, por meio de uma conexão NetBIOS temporária. Se não houver compartilhamentos de arquivo ou impressão disponíveis no computador especificado, uma mensagem "Não existem entradas na lista" será exibida. Se o comando não funcionar, digite net view \\endereço IP do computador remoto e pressione ENTER. Se o comando funcionar, mas uma tentativa de executar net view para o nome do computador não funcionar, o nome do computador pode estar sendo resolvido para um endereço incorreto. Se o comando não funcionar e gerar uma mensagem "Ocorreu um erro de sistema", verifique se você digitou o nome correto do computador remoto, se o computador está operacional (e se está executando o serviço Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft) e se todos os gateways (roteadores) entre o computador local e o host remoto estão operacionais usando o comando ping.
Voltar para o início Solução de problemas Esta seção descreve como solucionar alguns de seus possíveis problemas.
Eu posso entrar em contato com um recurso de rede diretamente, mas se executo "Ping" no recurso, ele sempre retorna "Esgotado o tempo limite do pedido" Muitas empresas bloqueiam o retorno de pacotes ICMP (ping) por medida de segurança. Por isso, se você estiver tentando entrar em contato com um recurso através da Internet ou por sistemas internos críticos, talvez não seja possível obter uma resposta a uma mensagem "ping" ou "tracert".
Eu posso executar ping em um recurso por endereço IP, mas não posso executar "ping" por nome Se for possível entrar em contato com um recurso usando o endereço IP mas uma mensagem ping para o nome de host não funcionar, provavelmente o problema é causado por uma falha na resolução de nome e não por conectividade de rede. Verifique se o computador está configurado com as entradas de DNS ou WINS apropriadas e se os servidores DNS ou WINS estão disponíveis. | |
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