Enquanto "Halo: Reach" continua de vento em popa ocupando as primeiras posições de uso na Xbox Live, a contraparte estratégica, "Halo: Wars", corre risco de ser esquecida. É que em 15 de dezembro o site oficial do jogo vai sair do ar e essa mudança pode levar com ele as comunidades, a tabela de pontuação e as estatísticas dos jogadores.
O fim da comunidade acontecerá na próxima atualização para o jogo, que segundo o comunicado no site oficial, visa "incluir algumas alterações, corrigir problemas em cenas não interativas e desvincular a modalidade multiplayer do site Halowars.com. Desta forma, os fóruns irão desaparecer, além das estatísticas do jogador", esclarece a nota.
Para manter o interesse dos usuários das comunidades de "Halo Wars", a saída encontrada pela produtora foi iniciar a transição das discussões do jogo para o fórum "Halo Waypoint". Desta forma, a Microsoft assegura que manterá viva a comunidade do jogo.
Desenvolvido pela Ensemble, "Halo Wars" é diferente dos três "Halo" lançados até hoje. Em vez de controlar Master Chief em visão de primeira pessoa, neste game de estratégia em tempo real o jogador administra diversas máquinas de guerra numa visão panorâmica, e os focos de combates podem ser múltiplos. Enfatizando a estratégia, o game conta com campanha single-player e partidas para vários jogadores via Xbox Live.