No dia de hoje, 26 de outubro, o PlayStation 2 comemora 10 anos de lançamento na América do Norte, o console que se tornaria o mais vendido na história com mais de 146 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Pegando carona no sucesso do PlayStation original, o PS2 logo dominou o mercado e deixou para trás a sua concorrência, composta pelo Dreamcast da Sega, o N64 e GameCube da Nintendo e o o novato no mercado, o Xbox da Microsoft.
Nenhum deles conseguiu alcançar o mesmo sucesso comercial que o console da Sony atingiu, em grande parte devido à retrocompatibilidade com o sistema anterior, além de contar com a ajuda de alguns deslizes da concorrência. Aliado a isso, a introdução do modelo Slim em 2004 que reduziu o preço e uma vasta biblioteca de games composta pelos mais diversos gêneros.
Além de receber a maior parte dos jogos desenvolvidos no mercado, o PS2 também apresentava títulos originais e hoje consagrados, como as franquias "Devil May Cry", "Guitar Hero" e "Kingdom Hearts", além de dar sequência em séries consagradas como "Final Fantasy X" e "Metal Gear Solid 2".
A Sony também aproveitou para lançar títulos exclusivos como "Gran Turismo 4", "ICO", "Shadow of the Colossus" e "God of War", que ainda hoje são cultuados e reconhecidos como grandes nomes da indústria de videogames.
"O PlayStation 2 foi a primeira verdadeira plataforma de entretenimento em casa, permitindo aos consumidores de consolidar seus desejos de entretenimento em um único console", disse Jesse Divnich, vice-presidente de pesquisa de capital e de comunicações da EEDAR, empresa de pesquisa de mercado.
"Desde 2000, a indústria de videogames cresceu em tamanho e diversidade demográfica como a tendência para a consolidação de opções de entretenimento dentro de uma plataforma única, uma visão que foi originalmente lançado pelo PlayStation 2 há mais de 10 anos atrás", completou em comunicado.
O PlayStation 2 ainda é comercializado mesmo após o lançamento da terceira geração da família de videogames da Sony, o PlayStation 3. Atualmente, é o videogame mais vendido da história, com 146 milhões unidades comercializadas em todo o planeta.
No Brasil, o console começou a ser vendido oficialmente pela Sony em outubro de 2009, e atualmente custa R$ 699.