A Nintendo vem lutando contra a pirataria há tempos. No Nintendo DS, a empresa tentou inibir, sem muito sucesso, a venda de cartuchos como o R4 e outros dispositivos para rodar jogos piratas, mas promete não repetir o mesmo erro no Nintendo 3DS.
Durante uma sessão de perguntas e respostas, um dos presentes perguntou se a Nintendo teria planos de lançar algum sistema anti-pirataria via internet, o que foi confirmado por Satoru Iwata, presidente da empresa.
"Como parte da funcionalidade do SpotPass, nós estamos cogitando ter atualizações automáticas de sistema via internet", respondeu Iwata, aproveitando para acrescentar que em outros consoles foi dada a opção de instalar os novos arquivos manualmente, mas poucos jogadores realmente o fizeram.
O SpotPass é uma das novas funcionalidades do Nintendo 3DS que permite a comunicação do videogame com o sistema da Nintendo para a instalação de arquivos, fazer download de rankings e coletar outras informações. A opção em questão é ativada quando o portátil está na função Sleep, ativada ao fechar as telas do portátil quando ele ainda está ligado.