PES 2011 e FIFA 11, os simuladores do desporto-rei, começam hoje a pré-época na Xbox 360, PS3 e PC. Todos os anos pela mesma altura a Konami e a EA lutam pelo primeiro lugar tanto nas críticas como nas vendas. Este ano não será uma excepção.
Ambas as equipas - sobretudo a da Konami, liderada por Shingo Takatsuka, mais conhecido por Seabass
- prometem jogos melhores que as versões anteriores, com melhores gráficos, mais e melhor controlo sobre os jogadores e a bola, mais realismo e mais espectáculo.
A contar com a Liga dos Campeões e a Liga Europa, já presentes em PES 2010, PES 2011 junta a Super Taça e a Copa Santander Libertadores à lista de competições licenciadas. A Master League Online transporta um dos modos mais célebres da série para a rede, onde os jogadores irão defrontar e negociar contra outros jogadores em vez da IA. A liberdade total de passe é também um dos pontos fortes este ano em PES 2011.
Já do lado da EA, a grande novidade de FIFA 11 é o controlo do guarda-redes, característica que, para além de alargar os jogos online a 11 jogadores, deverá apresentar um grande desafio a todos os que vestirem as luvas durante as partidas.