IntroduçãoVamos fingir que você tem uma das maiores fábricas de videogames do mundo. Todo mundo no ramo produz mais ou menos a mesma coisa - um console com o processador e um controle para ser operado com as duas mãos. Para complicar, sua empresa está em último lugar no ranking. O que você faz para virar o jogo?
Uma possibilidade é reforçar o processador e o poder de fogo dos gráficos. O problema é que tanto o Xbox 360 quanto o PlayStation 3 já se destacaram nessa área. Eles têm chips multinúcleo de novíssima geração.
A Nintendo partiu para um caminho diferente e muito mais arriscado. No começo escolheu o codinome "Revolution" para seu novo console. Depois o codinome mudou. O "Revolution" rendeu-se a uma guerra mundial de grande escala. Ao menos foi o que imaginamos quando vimos o novo nome, "Wii" - que sugere algo ligado à Segunda Guerra Mundial, mas não é bem o que o nome deveria representar. Na verdade, de acordo com o pessoal da Nintendo, o codinome "Revolution" indicava a direção que a Nintendo estava tomando com o novo console. Agora, o nome "Wii" indica a reposta final.
Console e controlade do Nintendo Wii
A Nintendo também afirmou que a pronúncia de Wii, igual à da palavra "we," diz para quem o console foi feito - todos nós, cada um! Há outros significados implícitos ou ligados ao nome - um importante se relaciona com a versão do Wi-Fi a ser usada com os serviços sem fio de jogos da Nintendo, "Nintendo Wi-Fi Connection".
Deixando os nomes de lado, a empresa definiu um grande objetivo - melhorar drasticamente a interface dos videogames. Com essa estratégia, a Nintendo conseguiu fazer um bocado de barulho com seu inovador controle para o Wii.
Neste artigo, daremos uma olhada no novo console da Nintendo e sua interface. Também veremos o que faz do Wii tão incrivelmente diferente dos outros consoles da próxima geração.
A interface do WiiControle do Nintendo GameCube
Os controles do Xbox, do PlayStation 2 e do GameCube são quase idênticos. Precisam ser acionados com as duas mãos; os polegares controlam a ação no jogo com botões, D-pads e joystics; cabe aos indicadores apertar gatilhos que disparam armas e executam outras funções. Os controles para os próximos consoles Xbox 360 e PlayStation 3 parecem oferecer o mesmo.
Por que os controles são tão parecidos? Será que eles foram tão aperfeiçoados que não dá mais para melhorar nada? Foi o que houve, por exemplo, com o volante dos carros. Todos os carros têm volantes há quase um século.
A Nintendo achou que não, e seus projetistas bolaram algo completamente diferente - tão fora do comum que no começo pode parecer um pouco ridículo. Ele lembra o controle remoto de uma TV e não tem joystick. Mas as avaliações têm sido boas e, na verdade, ele faz sentido assim que se entendem os princípios do projeto.
O importante neste controle muito diferente está no seu interior.
Giroscópios para ajuda
O importante na interface do novo jogo da Nintendo está dentro do controle. Em vez de usar um joystick para controlar o jogo, o próprio controle é movido. O controle tem acelerômetros feitos com dispositivos de estado sólido e giroscópios que lhe permitem perceber:
* inclinação e rotação para cima e para baixo
* inclinação e rotação para a esquerda e para a direita
* rotação ao longo dos eixos principais (como com uma chave de fenda)
* aceleração para cima e para baixo
* aceleração para a esquerda e para a direita
* aceleração em direção à tela e para longe dela
O surpreendente é que dessa maneira se cria uma interface de usuário precisa e natural.
O controle de todos os ângulos.
Nesse primeiro estágio, a Nintendo tem muitos demos (demonstrativos de programas com algumas funções desativadas) que permitem às pessoas experimentar o novo controle. Num demo o jogador atira em um objeto na tela - basta apontar o controle para o alvo e disparar. É completamente natural. Outro demo simula um vôo de avião. Para pilotá-lo é só mover o controlador na direção que se quer que o avião tome - e o avião se move na tela. É fácil fazer curvas fechadas, movimentar-se em alta velocidade e fazer giros.
Em outros demos o controle atua como um cabo. Ele manipula uma vara de pesca, uma baqueta de bateria ou um mata-moscas na tela.
O controlador em ação
Há ao menos quatro vantagens nesse método:
1. o uso do controle parece ser completamente intuitivo, o que significa que qualquer pessoa pode usá-lo quase imediatamente - não há curva de aprendizagem nem experimentação como nos joysticks;
2. o controle é muito rápido. Você pode se mover de um lado da tela para outro com um rápido movimento do pulso;
3. o controle é muito preciso: responde exatamente como você espera;
4. o controle se presta naturalmente aos novos paradigmas dos jogos. Jogar um game de espadas ou pescaria com um joystick é desajeitado. Jogar com um controle, que pode ser brandido como uma espada ou uma vara de pesca, é completamente natural.
Na próxima seção discutiremos algumas variações desse controle, veremos o que há por dentro do console e descobriremos os avanços do Wii sobre o GameCube.
Variações de controle e fonte de alimentaçãoO sistema não é tão puro quanto a descrição anterior gostaria de nos fazer acreditar. Antes de tudo, os giroscópios sozinhos não oferecem a precisão necessária para jogar alguns games. Um sensor, ou "faixa de controle", deve ser colocado na televisão do usuário para monitorar a posição do controlador. Em segundo lugar, em muitos jogos é preciso ter habilidade para mirar e controlar mais de uma coisa ao mesmo tempo. Por exemplo, em qualquer jogo de tiro em primeira pessoa, você vai querer atirar enquanto corre. Isso significa que você precisa ser capaz de mirar a arma e mover simultaneamente seu personagem. O sistema Nintendo Wii tem duas maneiras de lidar com esse problema.
Aqui, uma unidade analógica "estilo nunchuk" é acoplada ao controlador. Graças ao acelerômetro da placa, o controle estilo nunchuk também será sensível a movimentos.
A melhor maneira é ligar um joystick separado do controle. Você segura o controlade em uma mão e o joystick na outra. Num jogo de tiro em primeira pessoa, o controle aciona a arma, e o joystick controla a corrida. A segunda possibilidade é ligar um controle padrão de jogos. Falando em padrões, para obter a máxima diversão com jogos clássicos com o console virtual do Wii, a Nintendo lançará o "controle clássico Wii", que é similar ao antigo controle de jogos SNES. Estas adições são acopladas ao controlador usando um encaixe especial feito na parte de trás do controle.
Por falar em coisas acopladas, a tecnologia Bluetooth permitirá ao Wii acionar quatro controles remotos de uma só vez. E não se preocupe com a possibilidade do jogo ficar congestionado com quatro caras se batendo em volta do console. Isso não é necessário. Se o controle remoto estiver a uma distância de 10m do console Wii, não deve haver problemas com o sinal sem fio.
Notícias sobre o WiiDesde o seu lançamento, em 19 de novembro de 2006, o Wii sempre foi notícia. Algumas boas, outras nem tanto. No início, houve a competição com o Playstation 3 da Sony, lançado na mesma época, para saber qual console venderia mais na temporada de férias de 2006. O vencedor foi o Wii.
Depois, a Nintendo fez uma substituição dos controles originais do Wii, após diversos acidentes em que eles escorregaram da mão dos jogadores e saíram voando pela sala, quebrando TVs e janelas. A partir de dezembro de 2006, os consoles vendidos tinham controles com uma versão mais grossa da pulseira de segurança. A Nintendo também publicou uma lista de recomendações de segurança para os usuários do Wii em seu site oficial.
No final de 2007, o Wii ganhou as páginas de jornais e revistas por estar, acreditem, esgotado. A Nintendo subestimou o sucesso e a demanda pelo produto e o produto sumiu das prateleiras na época mais rentável do ano para qualquer fabricante de games: o Natal.
Não contente em simplesmente estar nas manchetes dos jornais, o Wii também traz notícias diretamente até você. Em 27 de janeiro de 2007, foi inaugurado o canal de notícias do Wii, um recurso gratuito para proprietários do aparelho, trazendo notícias sobre os serviços da Associated Press para sua tela de TV por meio do controle remoto do Wii. De acordo com o informe à imprensa do Yahoo!, você pode apontar o controle remoto para um globo virtual e selecionar a região e o tipo de notícia (economia, esportes, ciências e outros) em que você está interessado, para ver notícias atualizadas do mundo todo.
O controle remoto do Wii pode ser usado para acessar notícias
do mundo todo divulgadas pela Associated Press
Game Cube versus Wii
O Nintendo GameCube foi lançado em setembro de 2001. O Wii apareceu anos mais tarde. É interessante comparar os dois sistemas com base nos boatos e ver exatamente o que pode mudar em alguns meses:
* o GameCube tem um processador único PowerPC rodando a 485 MHZ. O processador Wii, funcionando a 729 MHz, é mais rápido;
* o GameCube tem 24 MB de RAM. O Wii tem 88 MB;
* a placa gráfica no GameCube funciona a 162 MHZ. No Revolution funciona a 243 MHZ.
* o GameCube pode pintar uns 20 milhões de polígonos por segundo. O Wii pode criar muito mais deles por segundo - e eles são sombreados de maneira realista;
* o Wii também usa controles de jogos completamente sem fio reprojetados.
Wii FitDe acordo com um relatório federal financiado pela Robert Wood Johnson Foundation, um terço das crianças norte-americanas são obesas ou estão em risco de se tornarem obesas. Muitas pessoas culpam a televisão e os videogames pelo aumento da obesidade infantil. Elas dizem que as crianças trocam os exercícios pela TV.
Shigeru Miyamoto da Nintendo descobriu uma maneira de fazer com que as crianças se exercitassem enquanto jogam videogame. Em 2006, a Nintendo divulgou um “jogo-exercício” chamado Wii Fit. Este jogo tem mais de 40 atividades diferentes que tornam os jogadores ativos e saudáveis enquanto se divertem. Estas atividades estão focadas em diferentes aspectos de exercícios: aeróbios, condicionamento muscular, yoga e equilíbrio.
O Wii Fit é vendido em conjunto com a Wii Balance Board, uma balança sem fios que detecta pequenos movimentos de postura e distribuição de peso e faz com que o seu Mii (o seu personagem virtual) imite seus movimentos com precisão. O Balance Board, que se parece com uma balança de banheiro, utiliza tecnologia giroscópica e diversos sensores embutidos. A tecnologia giroscópica mede as mudanças de peso com base na conservação do momento angular. O momento angular mede o quanto um objeto gira em volta de um ponto de referência até ser influenciado por uma força externa. Por fim, os múltiplos sensores medem o índice de massa corpórea e o centro de gravidade.
O Wii Balance Board faz muito mais do que simplesmente calcular o seu peso, ele também mede o seu progresso de acordo com a sua idade. Este cálculo é feito através da análise do seu índice de massa corpórea, desempenho durante os testes de equilíbrio e centro de gravidade geral. Ao registrar o seu progresso, o Wii Fit se torna ainda mais divertido. Os jogadores querem ficar mais saudáveis para ganhar mais pontos, como acontece com qualquer outro jogo de videogame. Ele foi elaborado para inspirar os jogadores a estabelecer metas pessoas, o que os ajuda a persistir em sua rotina de exercícios Wii Fit.
O Wii Fit combina exercícios tradicionais, como apoio, yoga, alongamento e aeróbicos com step, com exercícios criados para divertir, como bambolê, saltos com esquis e cabeçadas em bolas de futebol. Até o momento, o Wii Balance board só funciona com o Wii Fit, mas os desenvolvedores de software estão animados com as possibilidades apresentadas por esta nova tecnologia. Os jogadores esperam que os jogos de snowboard, skate e outros vão utilizar o Balance Board para criar uma experiência com ainda mais realidade virtual.
A Internet no WiiAs partidas online são um mercado que nenhuma empresa que cria videogames quer deixar de participar, e a Nintendo não é uma exceção. Tendo isso em mente, ela não só estruturou o Wii para permitir que os jogadores competissem uns com os outros, como também integrou um aspecto totalmente diferente da Internet ao seu mais novo sistema de navegação. Assim que o Wii for conectado à Internet, sem cabo ou com um cabo de Ethernet, você pode comprar o Wii Internet por US$ 5. A versão completa do Internet Channel, que é uma versão do navegador da Web Opera 9, foi lançado em abril de 2007 e permite que os proprietários do Wii naveguem na Web de uma maneira única. As fontes são maiores do que as do computador e permitem uma melhor visualização quando o jogador está sentado no sofá. É possível aproximar a imagem e rolar para cima e para baixo utilizando apenas o controle remoto Wii.
O Wii Internet Channel é carregado em apenas alguns segundos, já que o console fica conectado à Internet mesmo quando está desligado. O programa é armazenado na memória flash interna de 512 MB. Também é possível transferir o programa para um cartão SD, mas os arquivos temporários continuam armazenados no videogame. O navegador baseado no Opera suporta um host de tecnologias do Web 2.0 e aplicativos como:
* CSS
* JavaScript
* Ajax
* RSS
* Adobe Flash 7
* Widgets
Uma grande desvantagem do Wii Internet Channel é que o navegador não suporta o Adobe Flash 8 ou 9. De acordo com o Opera, isto ainda não é possível porque a Adobe não disponibilizou o kit de desenvolvimento para as versões mais novas do Flash. Pelo fato de o Opera utilizar uma versão mais antiga do Flash, podem ocorrer problemas quando você estiver tentando visualizar certos vídeos em Flash. Além dos problemas para o usuário, a Nintendo também está enfrentando problemas com o canal de Internet do Wii. A brecha está no Flash Player embutido no navegador, que permitiria que os hackers criassem emuladores de vídeo-game. Isso parece um furo bem grande, certo? Não para a Nintendo. Um dos possíveis geradores de renda é o Virtual Console, que cobra dos jogadores de US$ 5 a US$ 10 por título para acesso ilimitado.
O Wii pode usar a conexão da Internet para muito mais do que apenas navegar. Existem aplicativos gratuitos, como o Canal de Notícias e o Canal do Tempo do Wii. O Canal de Notícias proporciona uma visão global, permitindo que você veja notícias sobre a região que deseja. O Canal do tempo também dá uma visão global, mostrando as condições climáticas atuais no mundo todo. Se você aproximar a imagem o suficiente, verá um mapa estelar preciso no fundo. Depois que você registra sua região no Wii, ele também sabe o que você está procurando, como se fosse uma previsão local.
Os acessórios do WiiComo qualquer outro videogame, o Nintendo Wii possui algumas variações de controle e outros acessórios disponíveis para jogadores sérios. Alguns são muito úteis, enquanto outros têm valor puramente estético, como os moldes de plástico que se acoplam ao controle do Wii e o deixam com uma aparência de raquete de tênis ou taco de beisebol ou de golfe. Existem também luvas de boxe que abrigam o Wii remote e o Nunchuk. Assim como com os moldes de plástico, as luvas não mudam o jogo em nada, exceto pelo falto de que você não precisa segurar os controles.
O Wii foi exibido no evento Games Convention 24, que
aconteceu em Leipzig, Alemanha, em agosto de 2007.Entretanto, existem acessórios que podem melhorar a sua experiência de jogo. O Wii Zapper é um dispositivo de plástico que lembra uma arma de mentira e se acopla ao Wii Remote e ao Nunchuk. Este acessório foi desenvolvido para ser usado em jogos de tiro e a possibilidade de segurá-lo com as duas mãos lhe garante mais estabilidade e precisão de mira. O Nunchuk se acopla na parte traseira da arma e você pode usá-lo para movimentar o seu personagem. Existe um gatilho de mola conectado ao botão B do Wii remote. Para atirar, basta apontar a arma para a tela e apertar o gatilho. O único ponto negativo deste acessório é que o seu design limita o jogador a usar apenas três botões: o gatilho e os botões C e direcional do Nunchuk.
O Wii Wheel é um outro acessório útil que será vendido em conjunto com o Mario Kart Wii. É um pequeno volante de plástico que se acopla ao Wii remote. De acordo com a Nintendo, este acessório fará com que a disputa entre os jogadores veteranos e os novatos seja mais equilibrada. A desenvolvedora e editora de jogos Ubisoft também criou um acessório semelhante que será vendido com os jogos da série GT Pro e com o Monster 4x4 World Circuit. A versão da Ubisoft é parecida com a da Nintendo, já que são apenas cartuchos de volante que se acoplam ao controle remoto do Wii.
Além desses acessórios que melhoram a qualidade do jogo, existem outros que potencializam o desempenho geral do Wii. Você pode comprar um cabo de vídeo componente, que deixa a imagem com qualidade de 480 linhas progressivas (480p), em vez das tradicionais 480 linhas entrelaçadas (480i). O cabo de vídeo componente usa três conectores: Y, Pb e Pr. O conector Y transmite informação de vídeo, que é a imagem em preto-e-branco. Os conectores Pb e Pr transmitem informações sobre as cores da imagem. Para que a resolução 480p funcione corretamente, você precisa acionar esta opção no menu do Wii. Depois que você tiver configurado o seu Wii em 480p, também conhecido como escaneamento progressivo, ele irá reconhecer quando os jogos são compatíveis com o escaneamento progressivo e irão tornar a configuração padrão automaticamente.
Outro acessório que melhora o desempenho do videogame é o carregador de baterias Wii remote charging dock. O controle do Wii gasta pilhas alcalinas padrão muito rapidamente. Este carregador contém baterias de lítio recarregáveis e são produzidos por diversas empresas. Alguns carregadores acomodam até quatro controles de Wii. Alguns possuem espaços para acoplar Nunchuks, outros não. Entretanto, é difícil garantir a qualidade destes carregadores, já que eles não são produzidos pela Nintendo. Mas, certamente, estes acessórios tornam a sua vida muito mais simples.
Tópico por: Iuri CarvalhO [
]
Todos os Direitos Reservados.