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A sabedoria da vida não está em fazer aquilo que se gosta, mas gostar daquilo que se faz. ''Leonardo da Vinci''.
 
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 Review Metro 2033 PC

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doomwill
Iuri CarvalhO
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Iuri CarvalhO
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MensagemAssunto: Review Metro 2033 PC   Review Metro 2033 PC EmptyTer 11 maio 2010, 16:56

Review Metro 2033 PC Boxshot_uk_large

Review Metro 2033 PC Infov

Lançamento: 16/03/10

Testado no: PC

Produtora: 4A games

Distribuidora: THQ

Jogadores: 1

Site Oficial: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Review Metro 2033 PC Reqs

Requisitos mínimos
Sistema operacional: Windows XP, Vista ou 7
Processador: processador de dois núcleos, como o Core 2 Duo
Memória: 1 GB
Placa de vídeo: compatível com DirectX 9.0c e Shader Model 3.0 (GeForce 8800, GeForce GT 220 ou melhor)

Configuração recomendada
Sistema operacional: Windows XP, Vista ou 7
Processador: processador de dois núcleos com mais de 3 GHz ou com quatro núcleos
Memória: 2 GB
Placa de vídeo: compatível com DirectX 10 (GeForce GTX 260 ou melhor)

Configuração ótima
Sistema operacional: Windows Vista ou 7
Processador: Core i7
Memória: 8 GB ou mais
Placa de vídeo: compatível com DirectX 11 (GeForce GTX 480 ou 470)
Dispositivo de armazenamento: disco rígido ou SSD rápido
Outros: 3D Vision da Nvidia. Para isso é preciso ter GeForce GTX 275 ou melhor, monitor que trabalha a 120 Hz ou mais e o kit Nvidia 3D Vision

Review Metro 2033 PC Imgsf

Metro 2033 é a adaptação do livro homônimo de 2005, escrito pelo autor russo Dmitry Glukhovsky, que fala de um futuro pós-apocalíptico, no qual bombas atômicas condenaram a cidade de Moscou a um inverno nuclear que já dura cerca de 20 anos. Com a presença de resíduos atômicos na superfície, resta apenas aos humanos se refugiarem nas estações de metrôs da capital russa. É nessa nova realidade que os sobreviventes se juntam em bolsões, situados em diferentes estações, cada qual com seu modo de vida e comportamento diferente; alguns amigáveis, outros nem tanto. O jogo segue o enredo do primeiro livro, que narra a história de Artyom, um jovem residente da estação VDNKH que precisa embarcar numa jornada até a estação Polis, em busca de socorro. Como se sobreviver embaixo da terra e conviver com humanos renegados não fosse o bastante, o herói deverá encarar o perigo constante de criaturas mutantes que surgiram após a hecatombe nuclear, além de ter de lidar com a presença de regiões tóxicas e fenômenos sobrenaturais.

Review Metro 2033 PC 935091_20091029_790screen007

Logo de cara, Metro 2033 consegue sugar o jogador com sua atmosfera. O nível de imersão aqui é um dos grandes atrativos; não apenas a história, mas também a ambientação ajuda a criar um clima para o jogador. Os detalhes de cada cenário, como objetos e estruturas desgastadas do pré-guerra, estações de metrô com o cotidiano dos NPCs, túneis escuros com sons abafados, efeitos de luz e sombra e até detalhes da própria jogabilidade, como as armas e equipamentos com um aspecto visual bem ao estilo SteamPunk, contribuem imensamente para formarem este ambiente envolvente. A própria jogabilidade também se mescla diretamente à criação do clima, através do uso da máscara de gás, por exemplo. Ela é necessária para se poder atravessar algumas regiões infectadas por gases tóxicos, mas, ao contrário do que se vê em outros jogos, ela não é um item de utilização automática. Você sempre precisa equipá-la assim que seu personagem entra em áreas tóxicas, e, além de ser necessário ficar de olho nos seus filtros de ar, cuja duração é sempre indica pelo seu relógio de pulso, o mais importante é o cuidado que precisa ser tomado nas horas de combate. Sua máscara pode quebrar, e um furo no visor dela enquanto se está em algumas dessas áreas inóspitas significa morte. Um último pequeno detalhe, que para mim chamou bastante a atenção justamente por ajudar na imersão, é a opção de se poder jogar o jogo com todas as falas em russo. Pode não parecer, mas isso ajuda na construção do cenário.

Review Metro 2033 PC 935091_20091029_790screen005

Essa atmosfera toda não é à toa já que, apesar de estarmos falando de um título de primeira pessoa, seu foco não está na ação. Na verdade eu o classificaria mais como um survival horror. Não é exatamente a presença de criaturas mutantes, um futuro cheio de radiação e pessoas vivendo de sucata que fazem de Metro 2033 um survival horror – vide Fallout 3, que tem muitos desses elementos mas passa longe do gênero. A diferença aqui está em como a ambientação é criada e apresentada. Temos exemplos disso em alguns encontros surpresa com inimigos, que às vezes acontecem enquanto caminhamos por corredores escuros para em seguida trombarmos com um par de olhos brilhantes, ou quando vemos formas pulando pra fora de dutos de ar. Há também as aparições dos fantasmas de sombras, que são justamente as sombras de pessoas que morreram naqueles corredores e túneis e ainda vagam pelas paredes e pisos, relembrando os dias em que estavam vivos, ou ainda as vezes que cruzamos com fenômenos paranormais e, é claro, os momentos em que estamos rodeados de inimigos e com munição contada.

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Esse é sem duvida o ponto alto de Metro 2033, criar uma atmosfera que envolve o jogador e criar uma constante tensão, seja ela proveniente da exploração por lugares escuros ou o medo de ficar a qualquer momento sem munição. Na verdade, desde Dead Space que eu não me sentia tão tenso na hora de cada partida.

Se fôssemos contar apenas a premissa – afinal jogos baseados diretamente de livros são coisas raras (tirando The Witcher e Wheel Of Time não me recordo de outros) – a imersão e os aspectos artísticos, esse seria um jogo cheio de louvor. Mas, infelizmente, nem tudo são flores. Para começar, há uma mecânica do jogo que se apóia em um detalhe da trama, que pode confundir alguns jogadores.

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No universo de Metro 2033 as pessoas continuam a se armar, e com a ausência de uma indústria os habitantes desses túneis confeccionam as próprias munições, chamadas de “munições sujas”, que são as largamente usadas. Porém, ainda se pode encontrar as munições da era pré-holocausto que, além de serem raras e causarem mais dano aos inimigos, são também a moeda de troca – com elas você compra armas novas e mais munições sujas. É uma mecânica interessante, mas que tem problemas. O primeiro é a freqüência em que as lojas ficam disponíveis para você; na primeira metade do jogo elas são constantes, porém, perto do final, justamente quando as coisas ficam mais difíceis, elas ficam escassas. Isso não seria um grande problema caso o jogo te desse alguma dica de quando você precisa se armar mais ou não. Caso isso acontecesse, seria possível evitar situações em que você, sem munição padrão, é obrigado a usar a que vale dinheiro. Outro problema dessa mecânica é o fato de que guardar dinheiro para comprar armas novas é uma tremenda besteira, já que quando você vê uma novo equipamento à venda, é certo que o mesmo aparecerá na mão de algum inimigo, ou mesmo largada por aí nos próximos minutos do estágio seguinte. Ainda em relação às armas, o jogo não lhe mostra nenhum tipo de parâmetro sobre elas, o que faz com que você nunca saiba ao certo quais são mais fortes ou precisas ou o que cada novo acessório pode fazer por elas. Também irritante é o fato de elas serem divididas em classes e é permitido a você carregar apenas um tipo de cada vez. Por exemplo, temos os seguintes tipos de armas: facas, pistolas, explosivos, rifles de assalto e escopetas. Essas últimas dividem o mesmo espaço com os equipamentos pneumáticos, que precisam ser pressurizadas com ar comprimido para serem disparados. Algumas dessas usam como munição pequenas bolinhas de metal ou flechas, e por serem armas silenciosas são perfeitas paras as sessões que requerem que você permaneça escondido. Mas, de novo, não há pistas sobre que tipo de sessão será a próxima a ser enfrentada, seja uma cheia de monstros ou uma em que se precisa abater alguns soldados inimigos um a um. Dependendo da situação, uma escopeta ao invés de uma arma que dispara dardos pode fazer toda a diferença. Faz falta também um sistema de inventário, porque seria bom carregar armas de inimigos abatidos para serem vendidas na estação mais próxima.

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Os problemas com o combate não param apenas aí. Há dois aspectos de natureza técnica que vão de encontro com a ambientação. Como disse, existem sessões em que você pode tentar usar uma aproximação mais stealth, eliminando inimigos com armas silenciosas, apagando lampiões ou quebrando lâmpadas para que a escuridão te deixe menos visível. Nada de mais até aí, mas o que poderia ser uma mecânica bem colocada no jogo é totalmente arruinada por glitches, que fazem com que os inimigos tenham um super sexto sentido. Mesmo estando nas sombras e os eliminando de forma silenciosa, os companheiros de quem foi abatido vêm ao seu encontro, não importa se estiverem a vários metros ou até mesmo em outras salas. Essa inteligência artificial com poderes de adivinhação não é o único problema, já que o contrário acontece e é igualmente frustrante, como em casos em que você encontra inimigos que ignoram completamente sua presença, e ficam correndo em círculos na sua frente esperando tomarem um tiro. Mais um caso estranho acontece com o monstro conhecido como “Bibliotecário”. De acordo com um NPC ele não deveria te atacar quando você o olha diretamente e, enquanto alguns seguem essa regra, outros simplesmente a ignoram e partem pra cima de você.

Review Metro 2033 PC 935091_20091022_790screen002

Ainda outro problema técnico, e que chega a ser o mais grave, é a discrepância que existe na hora de se calcular um dano, tanto o que você recebe quando ao que causa. O medidor de danos aqui segue a linha Call Of Duty – apanhe muito e sua tela ficará vermelha, descanse um pouco e você voltará a todo vapor. Acontece que muitas vezes o mesmo monstro pode te matar com dois míseros golpes, para logo em seguida, depois que você retornar de um checkpoint, esse mesmo te desferir meia dúzia de patadas e nada te acontecer. E, é claro, o mesmo se aplica a você. Cansei de disparar contra o rosto de inimigos, com tiros à queima roupa, usando uma escopeta, e ele continuava de pé, para logo depois eu sacar meu mísero revólver 38 e com apenas 6 tiros derrubar um monstro igual. Isso não seria um grande problema se se tratasse de um jogo da espécie de Contra ou Metal Slug, mas como eu disse, em Metro 2033 a munição é escassa e cada tiro conta.

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Apesar de ter uma apresentação ótima, uma história interessante e um cenário cativante, Metro 2033 sofre demais com problemas técnicos que não só irritam na hora de jogar, como vão de encontro com a sensação de imersão que o jogo oferece. Pode parecer desafiador sobreviver com pouca munição, lutando contra inimigos que o matam de repente com poucos golpes. Mas a soma de todos os pequenos problemas tiram a concentração do jogador de onde ela deveria estar focada, que é justamente no cenário e na ambientação, que são difíceis de serem encontrados hoje em dia em um FPS. Com ausência de multiplayer e sem muitos atrativos para uma segunda partida, já que não há exploração open world ou quests secundárias, esse título é recomendado apenas para aqueles que gostam de jogos que geram tensão e suspense.

Review Metro 2033 PC 00326421

NOTA: 9,6

Tópico editado e adaptado por: Iuri CarvalhO

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MensagemAssunto: Re: Review Metro 2033 PC   Review Metro 2033 PC EmptyTer 11 maio 2010, 22:52

game show porém bastante pesado.
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MensagemAssunto: Re: Review Metro 2033 PC   Review Metro 2033 PC EmptyTer 11 maio 2010, 22:59

Por isso que eu tô jogando no Xbox360. Ainda tenho vga fuuu aqui = 8200GS
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MensagemAssunto: Re: Review Metro 2033 PC   Review Metro 2033 PC EmptyQua 12 maio 2010, 23:07

Futuristico é comigo mesmo.
Bom do jogo é que trabalha em equipe hehe

Agora, me impressionei com os requisitos oO
Minha GeForce 8500GT nem roda. Só uma GTX 275 + 3D Vision XD
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MensagemAssunto: Re: Review Metro 2033 PC   Review Metro 2033 PC EmptyQui 13 maio 2010, 01:48

impressinam as texturas do game , show em galerinha em breve posto fotinhas rodando aqui no meu pc. Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Review Metro 2033 PC   Review Metro 2033 PC EmptyQui 13 maio 2010, 13:58

naum rodo esse jogo nem em sonho
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MensagemAssunto: Re: Review Metro 2033 PC   Review Metro 2033 PC EmptySex 14 maio 2010, 13:34

leadership escreveu:
naum rodo esse jogo nem em sonho

Compra logo um Xbox360 para rodar de tudo sem ter que fazer upgrade hehe
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MensagemAssunto: Re: Review Metro 2033 PC   Review Metro 2033 PC EmptySex 14 maio 2010, 13:38

Quando eu comprar meu pc novo eu baixo e jogo!

joogo incrivel...
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MensagemAssunto: Re: Review Metro 2033 PC   Review Metro 2033 PC EmptySex 14 maio 2010, 16:03

doomwill escreveu:
game show porém bastante pesado.

Realmente, os games de agora requerem muita memoria e espaço em disco...

A média de espaço em hd, isso games mais de agora ou bons querem pelo menos 6 a 7 GB livre em hd, de memoria nem se fala em ter uma boa memoria e um Processador
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MensagemAssunto: Re: Review Metro 2033 PC   Review Metro 2033 PC Empty

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