Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


A sabedoria da vida não está em fazer aquilo que se gosta, mas gostar daquilo que se faz. ''Leonardo da Vinci''.
 
InícioInício  NewsNews  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  GaleriaGaleria  
Se você está visitando, registre-se ou efetue o login.
Vote no TOP 30: Portal
Participe da comunidade no XFIRE
Games e PC's: Sua Busca, Nosso Destino !
Informática e Games em Geral.
Siga-nos no Twitter
Mantenha o Fórum Limpo ! No Flood !
Hardware, Softwares, Redes, Eletro e Entretenimento.

 

 Como saber se alguém está usando o meu PC escondido?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Mod. D a r k ~ *
Membro Senior
Mod. D a r k ~ *


Masculino
Mensagens : 843
Pontos : 7541
Agradecimentos : 82
Data de inscrição : 15/03/2010
Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? Moz1310 Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? Php31210 Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? Bra10

Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? Empty
MensagemAssunto: Como saber se alguém está usando o meu PC escondido?   Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? EmptySeg 14 maio 2012, 20:17

Para visualizar corretamente esse tópico, ative o código HTML no seu perfil !

Veja como é fácil descobrir se alguém usufruiu do seu computador sem a devida autorização.

Compartilhar objetos pessoais com outras pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se for o computador. Mas a situação fica ainda pior quando alguém pega suas coisas sem pedir autorização e usa escondido para você não desconfiar.


Se você tem um colega de quarto bisbilhoteiro ou um parente que gosta de mexer nas suas coisas e está desconfiado de que alguém está utilizando o computador às escondidas, saiba que existem diversas maneiras de seguir os rastros que uma pessoa deixa ao acessar a máquina.


O Windows oferece nativamente diversos recursos para você acessar e analisar os logs de algumas atividades executadas no computador. Confira a seguir diversas formas de descobrir se alguém anda mexendo no PC escondido.


Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? 4342112731494755
(Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])


Pelo Windows


Documentos recentes


No Menu Iniciar do Windows, existe uma opção chamada “Itens Recentes”. Ela mostra todos os arquivos que foram executados na máquina nos últimos dias, sejam eles documentos do Office, imagens ou vídeos. Assim, basta uma olhada rápida para descobrir se algum conteúdo que aparece na lista não deveria estar ali.


Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? 4342112731495210


O legal desse recurso é que ele também mostra os arquivos executados a partir de dispositivos móveis. Ou seja, mesmo que alguém abra um vídeo armazenado em um pendrive, por exemplo, o nome do item executado será mostrado na lista, a menos que a pessoa o remova dos “Itens Recentes”.


Arquivos temporários e histórico


Muita gente não gosta dos arquivos temporários gerados enquanto você navega na internet, pois ocupam espaço no disco e raramente são utilizados para outras atividades. Porém, o “lixo” dos navegadores pode ser muito útil para indicar se alguém acessou a rede mundial de computadores a partir daquela máquina.


O histórico de navegação, por sua vez, pode ser um grande aliado na hora de descobrir quais sites foram visitados enquanto você não estava em casa. É claro que sempre há a possibilidade de quem usou a máquina eliminar os rastros, mas isso também pode ser utilizado como prova.


Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? 434211273149564


Todos os arquivos temporários apagados e o histórico em branco são indícios de que alguém esteve usando o seu PC e não quis deixar nenhum vestígio. A total falta de informações pode indicar muito mais do que o excesso delas.


Visualizador de eventos


Uma opção realmente útil do Windows, mas que poucas pessoas conhecem, é o “Visualizador de Eventos”. Com ela, você pode visualizar o log de diversas atividades realizadas no computador, desde aplicativos que foram executados até a hora em que o sistema foi iniciado. Para acessar a ferramenta, basta seguir os passos descritos abaixo.


1) Abra o Menu Iniciar do Windows e digite “eventos” na caixa de pesquisa.


2) A ferramenta “Visualizador de Eventos” será mostrada na tela. Clique sobre ela e aguarde alguns instantes até que as informações sejam carregadas.


3) Na coluna à esquerda da janela, selecione a opção “Logs do Windows”.


Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? 4342112731495343


4) Agora, você pode escolher quais logs deseja visualizar.


Para saber se a máquina foi ligada enquanto você não estava por perto:


1) Na janela do “Visualizador de Eventos”, dê um duplo clique sobre a opção “Logs do Windows” e, em seguida, escolha a opção “Sistema”.


2) Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o item “Sistema” e selecione “Filtrar Log Atual...”.


Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? 4342112731410052


3) Na janela que aparecer, localize o campo “Fontes de evento” e marque na lista o item “Power-Troubleshooter”.


4) Agora, é só você visualizar a coluna do meio e procurar os dias e horários em que a máquina deveria permanecer desligada, mas foi utilizada.


Aplicações externas


Além dos recursos do Windows, você também pode utilizar algumas ferramentas para ajudar a pegar a pessoa que está utilizando seu computador escondida. Uma boa opção é o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], que oferece dados de diversos setores do computador, tanto da parte de hardware quanto de software.


Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? 4342112731495822


Software espião


Outra maneira de pegar a pessoa xereta é instalando aplicativos que tiram screenshot da tela do PC em um intervalo de tempo pré-definido. O [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é um aplicativo bem útil para isso, com a vantagem de não ser detectado por quem está usando a máquina.


Há também a possibilidade de transformar sua webcam em uma câmera espiãque grava tudo o que acontece no cômodo em que a máquina está instalada. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] são as aplicações gratuitas mais indicadas para gravar áudio e vídeo de todo o ambiente. Muito úteis para máquinas desktop.


Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? 4342112731410246
Imagem do KidLogger (Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])


Keyloggers


Os chamados keyloggers são programas capazes de registrar as entradas do teclado, capturar imagens do monitor e detectar as páginas que você visita. Embora sejam utilizadas por pessoas mal-intencionadas para o roubo de informações, essas aplicações podem ser suas aliadas na hora de pegar os amigos folgados.


Infelizmente, existem poucos programas gratuitos do gênero que funcionem como deveriam. Algumas opções de keyloggers pagos são [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Vale lembrar que o Tecmundo e o Baixaki não se responsabilizam pelo uso indevido dessas ferramentas. É por sua conta e risco.


Como saber se alguém está usando o meu PC escondido? 4342112731410326
(Fonte da imagem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])


Evitando problemas


Mesmo que haja alguém sendo inconveniente e utilizando sua máquina sem que você autorize, existe uma maneira bem simples de evitar que isso aconteça. O Windows oferece um recurso de senha para o computador, o qual tem como objetivo justamente impedir que qualquer pessoa consiga acessar seus dados e usar o PC sem o consentimento do proprietário.


Você só precisa acessar as configurações de contas do sistema, no Painel de controle, e ativar o uso de senhas de acesso. É claro que criar palavras-chave simples também não ajuda muito. Por isso, não deixe de ler o artigo “[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]”.


.....


Agora é com você, caro leitor. Aproveite as dicas acima para fazer uma investigação e ver se não tem ninguém usando sua máquina sem a devida autorização. E não se esqueça de enviar um comentário contando um pouco da sua experiência com pessoas bisbilhoteiras.

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como saber se alguém está usando o meu PC escondido?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como saber se tem alguém roubando minha conexão Wi-Fi?alguém
» Como saber se o seu vizinho está roubando sua Internet
» tem como alguem fazer backup da pasta GENRL do GTA sa
» Como saber se meu PC tem placa de video?
» Como Saber Se Seu Pc Vai Rodar O Jogo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Software :: TUTORIAL e Suporte.-
Ir para:  
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum