Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


A sabedoria da vida não está em fazer aquilo que se gosta, mas gostar daquilo que se faz. ''Leonardo da Vinci''.
 
InícioInício  NewsNews  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  GaleriaGaleria  
Se você está visitando, registre-se ou efetue o login.
Vote no TOP 30: Portal
Participe da comunidade no XFIRE
Games e PC's: Sua Busca, Nosso Destino !
Informática e Games em Geral.
Siga-nos no Twitter
Mantenha o Fórum Limpo ! No Flood !
Hardware, Softwares, Redes, Eletro e Entretenimento.

 

 Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Mod. D a r k ~ *
Membro Senior
Mod. D a r k ~ *


Masculino
Mensagens : 843
Pontos : 7553
Agradecimentos : 82
Data de inscrição : 15/03/2010
Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"? Moz1310 Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"? Php31210 Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"? Bra10

Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"? Empty
MensagemAssunto: Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"?   Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"? EmptyQua 06 Out 2010, 02:26

Para visualizar corretamente esse tópico, ative o código HTML no seu perfil !
Um detalhe sutil que não é apenas estilo para o nome. Veja as diferenças entre esses dois formatos.

Você já percebeu ao pegar um DVD gravável a indicação “DVD-R” e, em outros casos, “DVD+R”? Sabia que estes formatos têm diferenças entre si?


Não se trata apenas de uma questão de escrita. É o que vamos esclarecer para você neste artigo.


Antes de começar, vamos apenas recapitular e esclarecer algo que ainda pode gerar dúvidas: os formatos R e RW.


A letra R é a indicação da palavra recordable, que significa gravável, em inglês. São mídias que só podem ser gravadas uma única vez, ou seja, não podem ter o conteúdo modificado após a gravação.


Já as letras RW indicam a palavra rewritable, que significa regravável. Ou seja, essas mídias podem ser gravadas, apagadas e gravadas novamente por várias vezes. No entanto, é preciso prestar bastante atenção: alguns discos têm a inscrição “RW”, mas se trata da logomarca da “DVD+RW Alliance”, um grupo de empresas que define as especificações do formato. Você também vai saber mais sobre esse grupo neste artigo.


Esclarecido isso, vamos agora desvendar os mistérios de “menos” e “mais” DVD.


Surgimento dos formatos


O DVD “menos” foi criado pela empresa Pioneer em 1997 e é aprovado pelo DVD Forum, organização que visa padronizar os formatos para DVD. Hoje, a organização conta com dezenas de membros, entre eles IBM, Intel, LG, Mitsubishi, NVIDIA e Philips.


Devido à importância de muitas empresas que fazem parte do DVD Forum e também pelo fato de ter sido criado primeiro, o formato é suportado extensamente. Ele é anunciado como compatível com mais de 90% dos players comuns.


Detalhe de um tubo de DVD+R.Já o DVD “mais” foi criado em 2002 por outra união de empresas que agora é conhecida como DVD+RW Alliance, com apoio de empresas como Philips, Dell, HP e Microsoft.


No entanto, a Sony teve grande destaque e foi a empresa mais atuante na aliança.


Curiosamente, o formato regravável (+RW) foi criado antes do gravável (+R), daí o nome da aliança.


As diferenças


De uma maneira geral, o formato DVD+R/DVD+RW oferece funcionalidades extras e benefícios para o público geral que grava as mídias em casa. Mas são especificidades técnicas difíceis de serem notadas claramente por todos. Como, por exemplo, um sistema de controle de leitura que deixa o disco menos suscetível a erros quando lido em altas velocidades.


Resumidamente: um DVD+ é mais rápido e robusto tanto para gravação (incluindo modo multissessão) quanto para leitura. Robusto inclusive na hora da queda, pois ele aguenta até mesmo quando batido “de quina”. Claro, não adianta forçar a barra com o disco. Ele também suporta temperaturas muito maiores e até mesmo luzes fortes.


A compatibilidade do DVD-R é ligeiramente maior.Um disco desse tipo não precisa ser finalizado. Assim ele é ejetado instantaneamente quando a gravação é concluída. Ele também pode ter uma parte gravada em um computador e outra em um gravador para TV.


Outro recurso que deixa a gravação mais dinâmica com um DVD+: ao mesmo tempo em que o disco é formatado, você pode gravar nas partes que já estão formatadas. Discos DVD+ também contam com edição aprimorada para nomes de arquivos, títulos de filmes e músicas, além de listas de execução também.


Em relação à gravação de discos de dupla camada (Dual Layer), os DVD+ também tem uma vantagem. O layer break (ou seja, ponto onde termina a leitura de uma camada e começa a da outra) pode ser definido pelo usuário. No caso de um DVD-, esse ponto é fixo.


Por esses benefícios — sutis, mas eficientes —, um DVD+ costuma ser mais caro que um DVD- e os fabricantes costumam oferecer garantia maior para os primeiros.


Compatibilidade de aparelhos


A verdade é que há certa competição entre os formatos. O DVD Forum não aprovou o DVD+ e não o considerava oficial até 2008. Até alguns anos, gravadores e tocadores eram mais compatíveis com o formato DVD-. Por isso, pela maior compatibilidade, era o formato favorito de distribuidores.


Hoje, praticamente todos os gravadores modernos suportam tanto DVD+ quanto DVD-, mas gravadores mais antigos, das primeiras gerações, não. O mesmo serve para tocadores. A dica é sempre prestar atenção às especificações do aparelho para saber quais formatos ele suporta.


Até 2003, gravadores eram bastante restritos a um ou poucos formatos, até que a Sony lançou um gravador multiformato, chamado Combo Drive ou DVD-Multi. Hoje, gravadores desse tipo estão muito mais comuns.


Exemplo de drive Multi-DVD da LG.
Imagem: Divulglação/LG


Espere... Há ainda outros formatos


Além de DVD-R, DVD-RW, DVD+R e DVD+RW, há ainda outros formatos. Isso acontece como simples consequência da indústria. Os fabricantes elaboram padrões e então há uma espécie de “guerra” entre eles até que um formato se consolide como padrão.


Antes os usuários só podiam colocar o disco no leitor e assistir. Com a possibilidade da gravação, os discos evoluíram.


O DVD-ROM foi o primeiro formato disponibilizado somente para leitura.Um DVD-RAM. Já o DVD-RAM é um formato cuja aplicação se assemelha bastante a um disco-rígido. É semelhante a um disco regravável, porém pode ser gravado muitas vezes mais. Por isso, tem aplicação mais profissional do que doméstica. Necessita de gravadores e reprodutores próprios.


Uma empresa alemã desenvolveu o formato DVD-D, que tem funcionamento curioso: ele simplesmente tem duração limitada. Depois que o tempo designado expira, o disco torna-se inutilizado graças a uma camada que começa a se deteriorar quando exposta ao ar.


É uma opção, por exemplo, para locadoras. Assim, além de proteger os direitos autorais, quem pega emprestado nem precisa se preocupar em devolver. O site do fabricante, FDD Technologies, afirma que tanto o disco quanto a capa podem ser reciclados.


.....


Esperamos ter ajudado você com mais essa explicação. Até a próxima leitura.

Ir para o topo Ir para baixo
mrk3004
Membro Jr
mrk3004


Masculino
Mensagens : 156
Pontos : 5610
Agradecimentos : 21
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 34
Localização : são paulo
Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"? Moz13 Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"? Inv1010 Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"? Bra10

Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"? Empty
MensagemAssunto: Re: Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"?   Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"? EmptyQui 07 Out 2010, 20:25

Belo tópico , não conhecia o formato DVD-D.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Quais as diferenças entre "DVD-R" e "DVD+R"?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Quais as diferenças de memórias com dois, três e quatro canais?as
» Quais as diferenças entre os formatos de imagem PNG, JPG, GIF, SVG e BMP?
» Quais as diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5 e i7?
» Saiba quais são as principais diferenças entre formatos de áudio
» Quais as diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5 e i7 da primeira e segunda geração?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Hardware :: Memórias, HD's e Armazenamento.-
Ir para:  
Criar fórum no Forumeiros | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum